NOTÍCIA

Vereadores aprovam Projetos e requerimentos em sessão deste sábado, 04

Reunidos em Sessão Ordinária, os 09 vereadores da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes aprovaram 2 projetos de lei oriundo do Executivo e mais 2 requerimentos de parlamentares, na manhã deste sábado, 04, no plenário “Geraldo Ferreira de Albuquerque.

O Projeto de Lei de n° 017/2021 de autoria do Executivo municipal, onde o prefeito solicita da Câmara Municipal, uma autorização para que a prefeitura possa destiná-los a alienação que se encontra emprestáveis para atender interesse público e as necessidades da coletividade.

O outro Projeto de Lei n] 019/2021 também de autoria do Executivo municipal, que pede a abertura de crédito especial ao Orçamento de 2021 para atender as determinações contidas na nova lei do Fundeb.

Os dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade.

INDICAÇÕES

O vereador Neto Pinto (Republicanos), subscrito pelo o vereador Marciel Virgulino (Republicanos) solicitou a construção de uma Creche no Distrito Pitombeira de Dentro, aproveitando a dotação orçamentária que derivará de crédito suplementar, no tocante a complementação feita pela União aos entes federados atendendo as determinações da nova lei do FUNDEB.

Na justificativa, os parlamentares disseram que, são dois os objetivos desse requerimento, o primeiro vem em fazer cumprir a determinação da nova lei do FUNDEB que prevê, os recursos destinados através do VAAT aos entes federados devem ser aplicados em 50% na educação infantil, aplicados em creches e pré-escolar, o segundo está adstrito a necessidade doa construção de uma Creche para beneficiar a população residente no Distrito de Pitombeira de Dentro, como também nas comunidades circundantes

O vereador José Robson – Bim (DEM) solicitou ao Executivo a necessidade de adquirir equipamentos eletrônicos para a comunidade docente, aproveitando a dotação orçamentaria que que derivará de crédito suplementar.

O edil em sua justificativa, diz que existe uma necessidade básica dos professores nesse momento de pandemia, tendo esses profissionais transformado sua forma de trabalho de presencial para tele presencia, ficando a cargo da categoria a aquisição de equipamentos tecnológicos para puder desempenhar suas funções.

Todas essas duas indicações foram aprovadas por unanimidade.

Presentes à sessão os secretários municipais, Marciele Araújo (Educação) e Marciel Leite (Infraestrutura), que falaram sobre os Projeto e a presidente do (SINDFEMP), Alcicleide Lacerda, como também alguns professores do município.

A presidente do Sindicato dos Funcionários em Educação do Município de Piancó e Região (SINDFEMP), Alcicleide Lacerda fez um relato sobre como deverá ser aplicado os recursos destacando que, os professores precisam ter investimentos em tecnologia para puder dar o e melhor aos seus alunos.

O Presidente do Poder Legislativo, Marcelino Inácio Neto - Tavin agradeceu a presença dos colegas vereadores e pela produtividade e pelo bom debate com os temas pertinentes e de interesse a população de Santana dos Garrotes.

As sessões ordinárias iniciam sempre às 10h, e pode ser acompanhada pela a rádio Santana FM – 87, 9 e através do facebook da câmara.

Ascom - CMSG